Itinerários em Roma

Print Mail Pdf

Logo_Portuguese

A Professio Fidei em Roma

“… Pedro e Paulo, ao mesmo tempo, são os fundadores da nova Roma cristã… Em virtude do seu martírio fazem parte de Roma… Através do martírio, pela sua fé e pelo seu amor, os dois Apóstolos indicam onde está a verdadeira esperança, e são fundadores de um renovado tipo de cidade, que deve formar-se sempre de novo no meio da cidade humana… Pedro e Paulo estão em relacionamento recíproco para sempre: no testemunho pelo qual dão a vida, são um só”

(S.S. Bento XVI – Homilia na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo – 29 de Junho de 2008)

Roma é a cidade que recebeu o testemunho oferecido de grandes santos, em primeiro lugar dos santos Pedro e Paulo, e foi eleita para a sede da Cátedra de Pedro e guardiã da Tradição Apostólica.

A proposta de peregrinação em Roma é representada por uma série de percursos vivenciais em 4 etapas:

  1. A oração e a reflexão sobre o tema da fé, como preparação para o caminho a seguir;
  2. A celebração do sacramento da Penitência e a celebração do Sacramento da Eucaristia;
  3. O encontro com os Santos, testemunhas da fé, e a sua espiritualidade;
  4. A Solene Profissão de Fé na Basílica de São Pedro e a escuta da palavra do Sucessor de Pedro.


Caminhando com o Credo rumo a Pedro: as etapas

 

Sete itinerários em quatro etapas conduzirão os fiéis, segundo o convite do Papa, a redescobrir os conteúdos da fé rezada e meditada, celebrada, vivida e professada.

E o Credo, o símbolo no qual a Igreja recolheu o núcleo das verdades fundamentais da própria fé, guiará os fiéis, através diferentes momentos de meditação e de celebração em várias Igrejas e Basílicas de Roma, até à reafirmação da própria fé, seguindo a tradição da redditio symboli das primeiras comunidades cristãs, com a profissão pública da fé no túmulo de Pedro.

Primeira etapa: a Fé rezada "Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra".

Segunda etapa: a Fé celebrada "Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus. Professo um só baptismo para o perdão dos pecados ".

Terceira etapa: a Fé vivida "Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida … Creio na Igreja una, santa, católica, apostólica".

Quarta etapa a Fé professada "Ámen".

 

Os lugares e os itinerários

Estas etapas serão vividas em várias Igrejas e Basílicas. Estas foram escolhidas pela mensagem espiritual que as caracteriza e pela história e tradição da vida cristã que encarnam.

- Ver as etapas de cada itinerário. -

Cada itinerário foi projectado numa determinada área para permitir aos peregrinos fazerem a pé o percurso e chegarem até as basílicas e as igrejas escolhidas. Todos os 7 itinerários convergem para a Basílica de São Pedro.

Todos os locais serão assinalados de forma adequada. Nas igrejas estarão disponíveis subsídios para a reflexão em quatro línguas (italiano, inglês, espanhol, português), para ajudar a meditação e para acompanhar os peregrinos durante as celebrações. Poder-se-á assim descobrir toda a beleza dos locais visitados, sinal e testemunho da fé de muitas gerações de cristãos que viveram ou viajaram a Roma.

Haverá também espaços específicos para se colocar a vela acesa (fornecida no kit do peregrino), para recordar a passagem das trevas para a luz da graça e do perdão recebido.


A Credencial do Peregrino


À semelhança da tradição dos grandes Caminhos da Europa cristã, tais como o Caminho de Santiago de Compostela, a realização das várias etapas, por parte do peregrino, será confirmada através de um pequeno mas importante sinal: um selo e um autocolante. Estes sinais serão aplicadas num livro, a Credencial do Peregrino, que será entregue a cada fiel no início do caminho. Será uma lembrança simples e importante desta intensa experiência vivida em Roma no Ano da fé.

Clica aqui para conhecer os itinerários.